Egresso da UFRRJ concorre a prêmios em Feira Brasileira de Ciências

O professor Guilherme Henrique A. Pereira, primeiro-tenente na Marinha do Brasil, é um dos dez docentes no Brasil indicados para o Prêmio “Professor Destaque” da 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias – Febrace 2018 (http://febrace.org.br/professor-destaque/2018). A indicação é fruto de dois trabalhos que seus alunos irão apresentar na feira, um movimento nacional realizado pela Universidade de São Paulo (USP) que objetiva estimular a criatividade e o pensamento científico de estudantes da educação básica.

Os alunos do professor Guilherme, que estudam no Colégio Militar de Manaus, desenvolveram projetos que visam à inclusão e à acessibilidade para pessoas com deficiência visual e transtornos do neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno de déficit de atenção (TDA). Um dos projetos, intitulado “Sistema de Sinalização Espacial-sonora para deficientes visuais”, foi desenvolvido pelo aluno Pedro Henrique Tiradentes e trata-se de um corrimão que dispõe de uma sinalização sonora para a orientação espacial de deficientes visuais. O segundo projeto, “Iluminar: Construção audiovisual do conhecimento”, no qual o professor Guilherme é coorientador, foi desenvolvido pelos alunos Beatriz Falcão, Pedro Matos e Sabrina Santiago para auxiliar no estudo de alunos com deficiência visual, TDA ou TEA.
A feira acontece de 12 a 16 de março e tem diversos outros prêmios. Dentre eles, um de votação popular, que já está acontecendo. O voto é dado por meio da curtida da página virtual dos projetos.

Projeto 1: http://febrace.org.br/virtual/2018/ENG/22/
Projeto 2: http://febrace.org.br/virtual/2018/EXA/287/

O tenente Guilherme é egresso do curso de Ciências Biológicas, do Instituto de Biologia, e do curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, do Instituto de Florestas, onde fez o mestrado. Ingressou para o Quadro Técnico de Oficiais RM2 da Marinha do Brasil em 2015 e, desde então, atua no Colégio Militar de Manaus, à disposição do Exército Brasileiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *